Fernanda G. Weiden #use wml::debian::profiles #include "$(ENGLISHDIR)/women/profiles/profiles.def" #use wml::debian::translation-check translation="737e31d579fb28438d16dc3ad6afeb3a068dbd81" http://people.softwarelivre.org/~fernanda/ fernanda@softwarelivre.org

Desde 22 de novembro de 2003.

Ainda não.

Empacotamento. ( oficialmente e não oficialmente), promovendo o Debian.

Sua aderência aos princípios e ao modelo de desenvolvimento. Além disso, é bom participar da criação de algo que uso diariamente.

Não se deixe intimidar é o primeiro conselho, mas principalmente, faça com que as pessoas conheçam o seu trabalho e não permita que ninguém a diminua. Algo que tenho notado desde que comecei a trabalhar com grupos de mulheres na comunidade de Software Livre é que muitas mulheres estão lá participando, mas apenas um pequeno número delas expõe suas ideias. Dê prioridade a isso. ter uma opinião, mesmo que não seja a mais brilhante, é melhor do que não ter ou escondê-la para que ninguém saiba. Qualquer ideia é brilhante quando as pessoas ao seu redor a conhecem.

Sim! Sou uma das fundadoras do PSL-Mulheres (Projeto Software Livre Mulheres). Trabalhamos em projetos para aumentar a inclusão digital de mulheres, ajudar ONGs e grupos sociais feministas a entender e usar o Software Livre.

Trabalho na IBM como desenvolvedora no Centro de Tecnologia Linux instalado na UNICAMP, uma universidade do estado de São Paulo. Eu me envolvi com o Software Livre em 1997. Ainda não terminei a universidade, embora já tenha iniciado dois cursos universitários: matemática e ciência da computação, mas estou planejando iniciar (e terminar, desta vez) um curso relacionado a tecnologia em breve.