From d4d727e7e6bd8387fe995621caf8fb7babe0660c Mon Sep 17 00:00:00 2001 From: "Paulo Henrique de Lima Santana (phls)" Date: Sat, 8 Aug 2020 14:15:06 -0300 Subject: Create new portuguese translation (thanks to Thiago Pezzo and Charles Melara) --- portuguese/security/audit/faq.wml | 149 ++++++++++++++++++++++++++++++++++++++ 1 file changed, 149 insertions(+) create mode 100644 portuguese/security/audit/faq.wml diff --git a/portuguese/security/audit/faq.wml b/portuguese/security/audit/faq.wml new file mode 100644 index 00000000000..6e9ba2a59ca --- /dev/null +++ b/portuguese/security/audit/faq.wml @@ -0,0 +1,149 @@ +#use wml::debian::template title="FAQ de auditoria de segurança do Debian" +#use wml::debian::toc +#use wml::debian::translation-check translation="b8114b588961778dbd04974c1464a2f388a90c28" + +

Esta página lista algumas das questões mais comuns que +visitantes podem ter ao ouvir pela primeira vez sobre este projeto.

+ + + +O que é o projeto de auditoria de segurança do +Debian? + +

O projeto de auditoria de segurança do Debian é um pequeno projeto conduzido +dentro do projeto Debian, desenhado para ter uma atitude proativa frente +à segurança pela realização de auditorias de código-fonte dos pacotes +disponíveis aos(às) usuários(as) do Debian.

+ +

A auditoria é focada na distribuição estável (stable) do Debian, com o +trabalho de auditoria sendo orientado pelas diretrizes +de priorização de pacotes.

+ +Quando o projeto de auditoria de segurança do +Debian foi iniciado? + +

O primeiro aviso foi lançado em dezembro de 2002, seguido por uma +série de avisos adicionais posteriormente.

+ +

Ele continuou como uma função não oficial até ter sido concedido seu +status oficial em maio de 2004 pelo líder do projeto Debian, Martin +Michlmayr.

+ +Que avisos foram +resultado de esforços de auditoria? + +

Múltiplos avisos foram lançados como parte do trabalho de +auditoria, e todos aqueles que foram lançados antes do projeto ter +recebido seu status oficial estão listados na página +de avisos de auditoria.

+ +

Espera-se que em um futuro próximo, os avisos publicamente conhecidos do +projeto possam ser encontrados ao se ler os relatórios +de avisos de segurança do Debian e ao se procurar pelo projeto de +auditoria de segurança do Debian.

+ +Todo o trabalho de auditoria está relacionado +com avisos? + +

Na verdade, não. Existem muitos problemas de segurança que o processo +de auditoria descobriu que não são imediatamente exploráveis (eles podem, +contudo, fazer com que o programa quebre). Outros problemas de segurança que +podem ser explorados, e que nós descobrimos, não estavam presentes na versão +estável (stable) oficial do Debian, mas estavam presentes na versão teste +(testing) e instável (unstable). +Todos foram relatados através do sistema de rastreamento de bugs do Debian +(e em alguns casos, diretamente aos(às) autores(as)).

+ + +Quem contribuiu para este trabalho? + +

Steve Kemp começou o projeto de auditoria de segurança do Debian, criando +o processo inicial e testando-o ao encontrar muitas vulnerabilidades.

+ +

Ulf Härnhammar juntou-se ao projeto durante este período não oficial inicial +e encontrou diversas vulnerabilidades que foram logo corrigidas; Ulf foi +logo seguido por Swaraj Bontula e Javier Fernández-Sanguino, que +também encontraram muitos e significantes problemas de segurança.

+ +

David A. Wheeler instigou Steve +Kemp a se voluntariar para liderar o projeto como um projeto oficial do +Debian, o que foi possível pelo envolvimento do líder do projeto Debian, +Martin Michlmayr. O David também fez várias sugestões úteis sobre o conteúdo +dessas páginas, diretamente contribuindo para várias seções.

+ +

O time de segurança do +Debian foi muito prestativo em fazer das auditorias um sucesso, +garantindo que qualquer vulnerabilidade encontrada fosse rapidamente +corrigida e distribuída para o mundo.

+ +

As seguintes pessoas contribuíram com ao menos um aviso de segurança +em nome do projeto:

+ +#include "$(ENGLISHDIR)/security/audit/data/credits.inc" + +

Mais contribuidores(as) são sempre bem-vindos(as)!

+ + +Como eu posso contribuir? + +

Se você tem tempo e habilidades necessários para auditar um pacote, então +simplesmente vá em frente e faça!

+ +

A visão geral sobre auditoria deve te oferecer uma +boa ideia de como realizar o trabalho — qualquer dúvida adicional que +você possa ter pode ser perguntada (em inglês) na lista de discussão +debian-security.

+ +# A FAZER - Lista antiga, não mais disponível +# Perguntar ao Steve Kemp para fornecer os arquivos e movê-los para uma lista de +# discussão oficial? +#lista de discussão +#debian-audit.

+ +Eu posso discutir sobre pacotes específicos na lista de discussão? + +

O melhor é que você não nomeie os pacotes contendo problemas que você +descobriu antes de uma DSA ter sido +lançada. Já que isto permite que usuários(as) maliciosos(as) se aproveitem +de qualquer falha que você descrever antes delas serem corrigidas.

+ +

Em vez disso, a lista de discussão pode ser usada para descrever uma +parte do código e para perguntar as opiniões se ele é explorável, e como +pode ser corrigido.

+ +Como eu posso contribuir sendo um(a) +mantenedor(a) de pacote? + +

Os(as) mantenedores(as) de pacotes podem ajudar garantindo a segurança +do software que eles(as) empacotam ao examinar o códigos eles(as) mesmos(as), +ou pedindo por ajuda.

+ +

Por favor veja a síntese sobre auditoria para +mantenedores(as) de pacotes.

+ +Como eu reporto um problema que eu +descobri? + +

Existe uma seção no FAQ do +time de segurança descrevendo o processo.

+ +Os pacotes auditados e considerados limpos estão +disponíveis? + +

Não, os pacotes que foram examinados e não tiveram problemas encontrados +dentro deles não são listados publicamente.

+ +

Isto acontece, em parte, porque pode haver problemas escondidos +que passaram desapercebidos, e em parte porque as auditorias são conduzidas +sem um grau muito grande de coordenação por muitas pessoas.

+ +Onde eu posso encontrar mais +informações? + +

Atualmente não existe uma lista de discussão na qual você possa se inscrever +para fazer perguntas. Enquanto isso, por favor use a +lista de discussão +debian-security.

-- cgit v1.2.3